Princípios do sistema de comércio wto


Princípios do sistema comercial.


Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio.


Um olhar mais atento sobre esses princípios:


Mais informações introdutórias.


Comércio sem discriminação.


1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas de forma igual nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você deve fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.


Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.


Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo - discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos produtos ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - seja rico ou pobre, fraco ou forte.


2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados de forma igualitária - pelo menos depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado aos serviços estrangeiros e domésticos, e a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio do "tratamento nacional" (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é manuseado de forma ligeiramente diferente em cada um desses.


O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não cobram um imposto equivalente.


Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação.


Reduzir as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.


Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4%.


Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.


Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de "liberalização progressiva". Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações.


Previsibilidade: através da vinculação e transparência.


Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante como uma redução, uma vez que a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, são criados empregos e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível.


A Rodada Uruguai aumentou as ligações.


Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94.


(Estas são linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial)


Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados para bens ou serviços, eles "vinculam" seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas.


Um país pode mudar suas ligações, mas apenas depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das conquistas das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100% dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores.


O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações - a administração de cotas pode levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é tornar as regras comerciais dos países tão claras e públicas ("transparentes") quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto a nível nacional como a nível multilateral.


Promover a concorrência leal.


A OMC às vezes é descrita como uma instituição de "livre comércio", mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida.


As regras em matéria de não discriminação - NMF e tratamento nacional - destinam-se a assegurar condições de comércio justas. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais, calculadas para compensar os danos causados ​​pelo comércio injusto.


Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos governamentais (um acordo "plurilateral" porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante.


Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica.


O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos do sistema. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento.


Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 destes países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento.


No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para se adaptar às disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC - particularmente para os países mais pobres, "menos desenvolvidos". Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que países melhores devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado em bens exportados pelos países menos desenvolvidos, e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai.


O sistema de negociação deve ser.


sem discriminação - um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes igualmente o "Estado da Nação Mais Favorita" ou MFN); e não deve discriminar entre produtos próprios, produtos estrangeiros, serviços ou nacionais (dando-lhes "tratamento nacional"); mais livres - barreiras que chegam através da negociação; previsíveis - empresas estrangeiras, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não pautais) não devem ser levantadas arbitrariamente; as taxas tarifárias e os compromissos de abertura do mercado estão "vinculados" na OMC; mais competitivo - desencorajando as práticas "injustas", como os subsídios à exportação e os produtos de dumping, abaixo do custo, para ganhar participação no mercado; mais benéfico para os países menos desenvolvidos - dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais.


Isso parece uma contradição. Sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa não discriminação - tratando praticamente todos de forma igual.


Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais "mais favorecidos". Se um país melhora os benefícios que dá a um sócio comercial, ele deve dar o mesmo "melhor" tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos permaneçam "mais favorecidos".


O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais "mais favorecidos" de um país. No âmbito do GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF garante que cada país aprecie seus mais de 140 colegas por igual.


Sistema de comércio Gatt. O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) foi implementado para regulamentar ainda mais o comércio mundial para auxiliar na recuperação econômica após a guerra. O principal objetivo do GATT era o sistema tarifário em que a taxa ou o imposto de importação avaliado em determinado produto depende do seu país de origem. Isso é diametralmente.


Acordos Comerciais Regionais e o Sistema de Negociação.


Sistema de comércio Gatt. Organização Mundial do Comércio. Secretariado. Capítulo 9 Olhando para trás para olhar para frente: o sistema de comércio multilateral após 50 anos Sylvia Ostry I. Introdução Ao comemorar o 50º aniversário do GATT, um olhar para trás sobre a "criação" fornece algumas diretrizes úteis para avaliar o futuro das regras multilaterais universo.


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Os fundamentos do sistema de comércio mundial.


Se você deseja obter mais informações sobre Organização Mundial do Comércio, basta clicar em OMC. Sua URL é: wto. À medida que a OMC atualiza seu site periodicamente, alguns desses documentos não são facilmente acessíveis. Para ajudar os alunos, no entanto, alguns itens são copiados abaixo. Esses documentos se originaram nos sites da OMC, e Kwan Choi NÃO é o autor.


O que é a Organização Mundial do Comércio?


A Organização Mundial do Comércio (OMC) é a base jurídica e institucional do sistema multilateral de comércio. Fornece as principais obrigações contratuais que determinam como os governos enquadram e implementam legislação e regulamentos de comércio interno. E é a plataforma em que as relações comerciais entre os países evoluem através do debate coletivo, negociação e adjudicação.


A OMC foi criada em 1 de Janeiro de 1995. Os governos concluíram as negociações do Uruguay Round em 15 de dezembro de 1993 e os Ministros deram o seu apoio político aos resultados assinando o Acto final em uma reunião em Marraquexe, Marrocos, em abril de 1994. A 'Marraquexe Declaração "de 15 de abril de 1994, afirmou que os resultados da Rodada Uruguai fortaleceriam a economia mundial e levariam a mais comércio, investimento, emprego e crescimento de renda em todo o mundo". A OMC é a encarnação dos resultados da Rodada Uruguai e o sucessor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).


A partir de um potencial número de membros de 152 países e territórios, 76 governos tornaram-se membros da OMC no seu primeiro dia, com cerca de 50 outros governos em vários estágios de conclusão de seus procedimentos nacionais de ratificação, e o restante empenhado em negociar seus termos de entrada.


Não só a OMC tem uma participação potencialmente maior do que o GATT (128 até o final de 1994), também tem um alcance muito mais amplo em termos de atividade comercial e políticas comerciais a que se aplica. O GATT aplicou-se apenas ao comércio de mercadorias; A OMC cobre o comércio de bens, serviços e "comércio de idéias" ou propriedade intelectual.


A OMC tem sede em Genebra, na Suíça. Suas funções essenciais são:


- administrar e implementar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais que juntos compõem a OMC;


- atuando como um fórum para negociações comerciais multilaterais;


- buscando resolver disputas comerciais;


- supervisionar as políticas comerciais nacionais (isto significa desistir de uma parte da soberania nacional); e.


- cooperar com outras instituições internacionais envolvidas na elaboração de políticas econômicas globais.


Os Princípios do Sistema de Negociação.


O acordo da OMC contém cerca de 29 textos jurídicos individuais - abrangendo tudo, desde agricultura até têxteis e vestuário, e de serviços a contratos públicos, regras de origem e propriedade intelectual. Além disso, são mais de 25 declarações ministeriais adicionais, decisões e entendimentos que explicam outras obrigações e compromissos para os membros da OMC. No entanto, uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses instrumentos que, juntos, compõem o sistema de comércio multilateral.


Comércio sem discriminação.


Há uma série de exceções ao artigo I - nomeadamente, que abrange as uniões aduaneiras e as áreas de livre comércio. No entanto, o tratamento da nação mais favorecida geralmente garante que os países em desenvolvimento e outros com pouca alavancagem econômica possam se beneficiar livremente das melhores condições de negociação onde e quando forem negociadas.


Uma segunda forma de não discriminação conhecida como "tratamento nacional" exige que, uma vez que os bens tenham entrado em um mercado, eles devem ser tratados de forma menos favorável do que os produtos equivalentes produzidos no país. Este é o artigo III do GATT.


Além do GATT revisado (conhecido como "GATT 1994"), vários outros acordos da OMC contêm importantes disposições relativas à NMF e ao tratamento nacional. Que, sobre os Aspectos da Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (ADPIC), contém, com algumas exceções, os requisitos de trato nacional e nacional relativos à provisão de proteção de propriedade intelectual pelos membros da OMC. O Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) exige que os membros ofereçam tratamento NMF aos serviços e aos fornecedores de serviços de outros membros. Contudo, permite isenções listadas para a obrigação NMF cobrindo medidas específicas para as quais os membros da OMC não podem oferecer esse tratamento inicialmente. Quando essas isenções forem tomadas, elas devem ser revisadas após cinco anos e não devem ser mantidas por mais de dez anos. Por outro lado, o tratamento nacional é apenas uma obrigação no AGCS, onde os membros comprometem-se explicitamente a conceder-lhe serviços específicos ou atividades de serviços. Isso significa que o tratamento nacional é muitas vezes o resultado de negociações entre os membros.


Outros acordos da OMC com disposições de não discriminação incluem as regras de origem; Inspeção pré-embarque; medidas de investimento relacionadas com o comércio; e a aplicação de medidas sanitárias e fitossanitárias.


Acesso previsível e crescente aos mercados.


A existência de acesso seguro e previsível ao mercado é amplamente determinada pelo uso de tarifas ou direitos aduaneiros. Embora as quotas sejam geralmente proibidas, as tarifas são legais na OMC e são comumente usadas pelos governos para proteger as indústrias domésticas e aumentar as receitas. No entanto, eles estão sujeitos a disciplinas - por exemplo, que não são discriminatórias entre as importações - e são cada vez mais "encadernados". A vinculação significa que um nível tarifário para um produto específico torna-se um compromisso de um membro da OMC e não pode ser aumentado sem negociações de compensação com seus principais parceiros comerciais (artigo XXVIII do GATT de 1994). Assim, é frequente o fato de que a extensão de uma união aduaneira pode levar a tarifas mais elevadas em algumas áreas para as quais são necessárias negociações de compensação.


Após o estabelecimento do GATT em 1948, os níveis de tarifas médias caíram progressiva e dramaticamente através de uma série de sete rodadas comerciais. A Ronda Uruguai aumentou esse sucesso, reduzindo substancialmente as tarifas, às vezes até zero, elevando significativamente o nível geral das tarifas consolidadas. Os compromissos sobre o acesso ao mercado através de reduções tarifárias feitas por mais de 120 países na Rodada Uruguai estão contidos em cerca de 22.500 páginas de tarifas tarifárias nacionais.


As reduções tarifárias, em sua maior parte, em fase de implantação em mais de cinco anos, resultarão em um corte de 40% nas tarifas dos países desenvolvidos em produtos industriais, de uma média de 6,3% para 3,8% e um salto de 20 para 44 por no valor de produtos industriais importados que recebem tratamento isento de impostos nos países desenvolvidos. No extremo superior da estrutura tarifária, a proporção de importações para países desenvolvidos de todas as fontes que enfrentam tarifas acima de 15 por cento diminuirá de 7 para 5 por cento e de 9 para 5 por cento para as importações de países em desenvolvimento.


A Ronda Uruguai aumentou a percentagem de linhas de produtos ligadas de 78 para 99 por cento para os países desenvolvidos, de 21 para 73 por cento para as economias em desenvolvimento e de 73 para 98 por cento para as economias em transição - resultados que proporcionam um grau de mercado substancialmente mais elevado segurança para comerciantes e investidores.


A "tarifação" de todas as restrições de importação não-tarifárias para os produtos agrícolas, proporcionou um aumento substancial do nível de previsibilidade do mercado para os produtos agrícolas. Mais de 30% dos produtos agrícolas foram sujeitos a cotas ou restrições à importação. Praticamente todas essas medidas já foram convertidas em tarifas que, ao fornecerem inicialmente o mesmo nível de proteção que as medidas não-tarifárias anteriores, estão sendo reduzidas durante os seis anos de implementação do acordo agrícola da Rodada Uruguai. Os compromissos de acesso ao mercado na agricultura também eliminará as proibições de importação anteriores em certos produtos.


Embora as tarifas na fronteira não existam para o comércio de serviços, não há menos necessidade de condições previsíveis. Para atender a essa necessidade, os governos empreenderam um conjunto inicial de compromissos cobrindo as regulamentações nacionais que afetam várias atividades de serviços. Esses compromissos são, como aqueles para tarifas, contidos em cronogramas nacionais obrigatórios e serão estendidos por meio de novas rodadas de negociações de serviços no futuro.


Muitos outros acordos da OMC procuram garantir que as condições de investimento e comércio sejam mais previsíveis, tornando muito difícil para os governos membros mudar as regras do jogo ao capricho. Em quase todas as áreas políticas que incidem sobre as condições das negociações, o alcance dos membros para buscar políticas caprichosas, discriminatórias e protecionistas é limitado pelos compromissos da OMC.


A chave para condições comerciais previsíveis é muitas vezes a transparência das leis, regulamentos e práticas nacionais. Muitos acordos da OMC contêm disposições de transparência que exigem divulgação a nível nacional - por exemplo, através da publicação em revistas oficiais ou através de pontos de informação - ou a nível multilateral através de notificações formais à OMC. Grande parte do trabalho dos órgãos da OMC está preocupada com a revisão de tais notificações. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto a nível nacional como a nível multilateral.


Promover a concorrência leal.


As regras em matéria de não discriminação destinam-se a garantir condições equitativas de comércio, assim como as que estão em dumping e em subsídios. As regras existentes do GATT, que estabeleceram a base sobre a qual os governos poderiam impor direitos compensatórios sobre essas duas formas de "injusto" concorrência, foram estendidos e esclarecidos nos acordos da OMC.


O acordo da OMC sobre agricultura destina-se a proporcionar equidade no comércio agrícola. O facto de a propriedade intelectual melhorar as condições de concorrência em que as ideias e as invenções estão envolvidas eo GATS irá fazer o mesmo para o comércio de serviços. O acordo plurilateral sobre compras governamentais ampliará as regras da concorrência às compras por milhares de "governo" entidades em muitos países. Existem muitos outros exemplos de disposições da OMC que visam promover uma concorrência justa e não distorcida.


Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica.


Essa tendência matou efetivamente a noção de que o sistema comercial existia apenas para países industrializados. Também alterou a ênfase anterior em isentar os países em desenvolvimento de certas disposições e acordos do GATT. Com o fim da Rodada do Uruguai, os países em desenvolvimento se mostraram preparados para assumir a maioria das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. No entanto, eles receberam períodos de transição para ajustar as disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC - particularmente para os mais pobres, "menos desenvolvidos" países. Além disso, uma decisão ministerial sobre medidas a favor dos países menos desenvolvidos dá maior flexibilidade a esses países na implementação de acordos da OMC; solicita uma aceleração na implementação de concessões de acesso ao mercado que afetem produtos de interesse exportador para esses países; e procura uma maior assistência técnica para eles. Assim, o valor para o desenvolvimento da busca, na medida do razoável, de políticas abertas orientadas para o mercado, com base nos princípios da OMC, é amplamente reconhecida. Mas a necessidade de alguma flexibilidade em relação à rapidez com que essas políticas são prosseguidas.


No entanto, as disposições do GATT destinadas a favorecer os países em desenvolvimento permanecem em vigor na OMC. Em particular, a Parte IV do GATT de 1994 contém três artigos, introduzidos em 1965, incentivando os países industrializados a ajudar os membros da nação em desenvolvimento "como uma questão de esforço consciente e proposital" nas suas condições de negociação e não esperar reciprocidade para as concessões feitas aos países em desenvolvimento nas negociações. Uma segunda medida, acordada no final da Rodada de Tóquio em 1979 e normalmente referida como a "cláusula de habilitação", fornece uma base jurídica permanente para as concessões de acesso ao mercado feitas pelos países desenvolvidos desenvolvidos no âmbito do sistema de preferências generalizadas (GSP ).


O caso para o comércio aberto.


O caso econômico para um sistema comercial aberto baseado em regras multilateralmente acordadas é bastante simples e depende principalmente do senso comum comercial.


Todos os países, incluindo os mais pobres, têm ativos - humanos, industriais, naturais e financeiros - que podem empregar para produzir bens e serviços para seus mercados domésticos ou para competir no exterior. "vantagem comparativa" significa que os países prosperam aproveitando seus ativos para se concentrar no que eles podem produzir melhor. Isso acontece naturalmente para as empresas no mercado interno, mas isso é apenas metade da história. A outra metade envolve o mercado mundial. A maioria das empresas reconhece que quanto maior o mercado, maior será o seu potencial - em termos de escalas de operação eficientes e acesso a um grande número de clientes. Em outras palavras, as políticas comerciais liberais que permitem o fluxo irrestrito de bens, serviços e insumos produtivos multiplicam as recompensas que produzem os melhores produtos, com o melhor design, ao melhor preço.


Mas o sucesso comercial não é uma coisa estática. A competitividade em produtos específicos pode passar de empresa para empresa quando o mercado muda ou as novas tecnologias tornam possíveis produtos mais baratos e melhores. História e experiência mostram que todos os países que gozaram de uma vantagem, digamos, no custo do trabalho ou dos recursos naturais, também podem se tornar não competitivos em alguns bens ou serviços à medida que suas economias se desenvolvem. No entanto, com o estímulo de uma economia aberta, eles seguem para se tornarem competitivos em outros lugares. Este é, em geral, um processo gradual. Tanto quanto o sistema comercial é permitido operar sem as restrições do protecionismo, as empresas são encorajadas a se adaptarem de forma ordenada e relativamente indolor para se concentrar em novos produtos, encontrando um novo "nicho" em sua área atual ou expandindo para novas áreas de produtos.


A alternativa de proteção de importação e subsídios perpétuos do governo leva a empresas inchadas e ineficientes que fornecem aos consumidores produtos antiquados e pouco atraentes. Em última análise, as fábricas fecham e os empregos são perdidos apesar da proteção e subsídios. Se outros governos perseguirem essas políticas no exterior, os contratos de mercado e a atividade econômica mundial são reduzidos. Um dos objetivos da OMC é evitar uma deriva tão destrutiva e destrutiva no protecionismo.


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Página 20 & # 47; 35.


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Washington University Global Studies Law Review.


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Tanto a política de concorrência como a Organização Mundial do Comércio ("OMC") visam promover e manter um sistema de comércio aberto e aberto. A tarefa da OMC é estabelecer um sistema de comércio internacional com base em um mercado livre e aberto, e uma política de concorrência que abranja mercados nacionais e internacionais. No entanto, a semelhança de seus propósitos e objetivos é inconfundível. A OMC tenta reduzir e eliminar barreiras comerciais governamentais, como tarifas e restrições quantitativas. Sob os auspícios do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio ("GATT") de 1947, foram realizadas oito negociações comerciais, a última das quais foi a Rodada Uruguai (1986-1993). A OMC foi criada como resultado da Rodada do Uruguai, que foi cerca de cinquenta anos depois que as propostas para a Carta de Havana e a Organização de Comércio Internacional falharam.


Como será discutido mais adiante, a OMC baseia-se nos princípios do tratamento da nação mais favorecida ("NMF"), do tratamento nacional e da transparência. Esses três princípios são os princípios mais fundamentais da OMC, e todos são projetados para estabelecer e manter a não discriminação e a abertura no mercado internacional. Os princípios da NMF e do tratamento nacional estabelecem "condições equitativas" entre os participantes no comércio internacional em diferentes países, eliminando as medidas discriminatórias adotadas pelos governos membros. O princípio da transparência, conforme incorporado no artigo X do GATT, no artigo III do GATS e no artigo 63 do Acordo TRIPs garante a abertura das regulamentações governamentais e, assim, ajuda a manter a previsibilidade para os jogadores no comércio internacional.


A cobertura da política de concorrência se estende não só ao comércio internacional, mas também ao mercado puramente doméstico. Os objetivos da política de concorrência variam de país para país. A política de concorrência visa controlar não apenas as atividades da iniciativa privada, mas também as restrições governamentais. Neste último aspecto, a política de concorrência compartilha um objetivo comum com o GATT / OMC. O objetivo da Política de Concorrência é estabelecer e manter a liberdade das empresas, a igualdade das condições competitivas em que competem e a abertura dos mercados.


Existe uma semelhança impressionante entre os objetivos da OMC e os da política de concorrência. Os principais conceitos comuns a ambos são, inter alia, a promoção de um mercado aberto, a oferta de oportunidades de negócios justas e iguais a todos os participantes no mercado, a transparência e a justiça no processo de regulamentação, a promoção da eficiência e a maximização do bem-estar do consumidor. .


Citação recomendada.


Mitsuo Matsushita, Princípios Básicos da OMC e o Papel da Política de Concorrência, 3 W Ash. U. G lobal S tud. L. R ev. 363 (2004),


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